Palestrantes

Profa. Dra. Ilza Maria Tourinho Girardi
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul , mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo  e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona. Atualmente é professora associada 4 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas:  jornalismo ambiental, educação ambiental e cidadania. É coordenadora  da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. É professora do rograma de Pós Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS onde orienta no mestrado e doutorado e leciona a disciplina Jornalismo e Meio Ambiente e eventualmente Comunicação, Informação e Cidadania. 

Integra o comitê assessor do Programa de Popularização de Ciência da UFRGS. É atualmente diretora de comunicação do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul. É líder do grupo de pesquisa em Jornalismo Ambiental UFRGS/CNPq.

Prof. Dr. Leonel Aguiar
Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUCRJ

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social e coordenador do Curso de Comunicação Social da PUC-Rio. Possui Doutorado e Mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. É fundador da Rede Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental.

Exerce a coordenação o Grupo de Pesquisa em Teorias de Jornalismo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e a coordenação-geral do VIII Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (PAGF 2013) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). É membro do Conselho Consultivo do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ). 

Prof. Dr. Reges Schwaab
Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Professor Adjunto no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), com estágio de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Mestre pelo mesmo programa (2007). Graduado em Jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2002). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS) e integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Narrativas e Linguagens (CNPq/UFOP). Co-organizador dos livros "Jornalismo Ambiental: desafios e reflexões" e "A revista e seu jornalismo". 

 Profa. Dra. Luiza Rosângela da Silva
Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

     Tecnologista da Fundação Oswaldo cruz, atua na Assessoria de Comunicação do Canal Saúde, a emissora de televisão do SUS. Graduou-se em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Atuou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989-2006) e na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do RJ como Coordenadora de Comunicação, jornalista e designer, assessora em projetos de Qualidade Total e gerente de projetos de Divulgação Científica para o estado.
     
     Mestre e doutora em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ, ligada ao Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social, tornou-se professora da graduação em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (Relações Públicas) e da Universidade Estácio de Sá (Publicidade e Propaganda).
 
     É pesquisadora do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Licts) do Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (Fiocruz),   Como professora convidada, leciona no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde e no curso de especialização em Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde na Amazônia. Foi editora executiva da primeira revista científica de acesso livre da Fiocruz.      
 

Prof. Msc. Carlos Fábio Morais Guimarães
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Amazonas

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da UFAM. Possui especializações em Língua Portuguesa com ênfase em Produção Textual (UFAM) e em Jornalismo Científico pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (FIOCRUZ/Amazônia).

Professor do curso de Jornalismo nas Faculdades Martha Falcão e Boas Novas. Atua na área de divulgação científica desde 2009, quando foi editor da página de Ciência e Tecnologia (C&T) pelo PPGCCOM no jornal Amazonas em Tempo. Atuou como jornalista-bolsista no Programa de Comunicação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM (2009-2011), na função de repórter, editor-executivo da revista Amazonas Faz Ciência, editor-executivo do site de notícias e na formação de recursos humanos em divulgação científica (estudantes). Atualmente, coordena o programa de Comunicação Científica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (Secti-AM). 

Profa. Msc. Cristiane Barbosa
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Jornalista. Mestre em em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas. Desenvolveu pesquisa para sua dissertação de mestrado voltada para a divulgação científica e análise do discurso. 
É especialista em Jornalismo Científico e Divulgação Científica em Saúde da Amazônia (Fiocruz Amazônia e ICICT/RJ) e especialização em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Amazonas.

Atua na área de jornalismo científico. Trabalha no Departamento de Gestão da Imagem da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e  como professora de ensino superior na Faculdade Martha Falcão, no curso de Comunicação Social, nas disciplinas de Jornalismo Ambiental, Comunicação Visual, Sociologia da Comunicação, Semiótica e Produção de Revista. É membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade da Intercom.

 

 
    


Contato

Jornalismo em Saúde e Ambiente na Amazônia


INSCRIÇÕES

INSCRIÇÕES ENCERRADAS


Notícias

Trabalhos aprovados para apresentação no I Seminário de Jornalismo em Saúde e Ambiente na Amazônia

24/06/2013 08:21
Estes são os trabalhos aprovados para o I Seminário de Jornalismo em Saúde e Ambiente na Amazônia            Relatos de Práticas e Experiências    Estudo comunicacional sobre perspectivas de mudança de vida para mulheres Mura segundo especificações de...

—————